Designer de Moda

Você pode pensar que o mundo do design de moda é todo brilho e glamour, mas você sabia que, além do talento, também é um trabalho árduo? Para ser o melhor em qualquer empreendimento, você deve ter o coração e trabalhar duro. Sem mencionar, um ótimo portfólio para apoiá-lo.

A pandemia afetou muitas indústrias e profissões, e os designers de moda são um deles. Se você quer ser a próxima Coco Chanel, mesmo uma doença mundial não deve impedi-lo de entrar na rotina e perseguir seus sonhos. E como ainda estamos convivendo com o COVID-19 e queremos estar o mais seguros possível dentro de casa, a tendência é levar a profissão de designer de moda online.

"Como?" Você pode perguntar. Para sua sorte, nós temos as respostas. Para começar, se você ainda não tem um portfólio de designer de moda, talvez seja melhor não perder tempo e fazer um hoje mesmo.

Sua arma de escolha? Um website de designer de moda.

Seu aliado? Um ótimo construtor de web que não apenas permitirá o acesso a seus designs online, mas também os levará ao próximo nível.

Sabemos como o mundo do design de moda pode ser criativo. Armados com esse conhecimento, nós da Strikingly criamos maneiras pelas quais você, como designer de moda, pode usar essa criatividade mesmo ao projetar um website.

Basta fazer login no editor do Strikingly e ir ao trabalho. O editor do website é onde você cria, edita e publica seu website. Ele tem um recurso chamado Style, no qual você pode alterar o design e o estilo geral do seu website. Você pode personalizar o modelo, as fontes e o esquema de cores do seu website para combinar com sua marca pessoal.

Strinkingly editor

Imagem retirada de Strinkingly.

Você sabia que pode até editar seu website usando seu celular? Para aqueles que preferem usar um eletrônico menor, nosso editor compatível com dispositivos móveis é a melhor opção.

Como designer de moda, a infinidade de modelos e outras coisas divertidas, como fontes para mexer, certamente agradarão sua imaginação. Você pode até mesmo decidir mudar sua carreira completamente (brincadeira). Mas sim, experimente e você pode nos agradecer mais tarde. De fato, listamos abaixo alguns exemplos de usuários que criaram seu próprio portfólio de design de moda.

Antes de mais nada, vamos primeiro definir o que é um portfólio de designer de moda e qual sua importância.

Basicamente, um portfólio online de designer de moda é onde você pode mostrar seu lindo trabalho na internet. É uma série de páginas da web vinculadas que são selecionadas, carregadas e mantidas pelo designer de moda (ou se você quiser contratar alguém para mantê-lo, faça isso). Apenas tenha em mente que seu portfólio deve retratar uma representação precisa de você pessoalmente, e de sua marca, profissionalmente.

Quais são as vantagens de ter um portfólio online?

  • Apresente seu trabalho - Como as pessoas saberão que você é a próxima estrela no mundo do design de moda se elas nem podem ver seu trabalho? É hora de sair das sombras e destacar as coisas que você trabalhou duro para criar.
  • Atraia novos clientes - Procurando expandir sua rede e conquistar novos clientes fiéis? Como mencionado, você pode ter o dom de criar designs cativantes, mas se o negócio estiver lento, um portfólio online pode ser um caminho para diversificar e estender seu alcance para fora das pessoas que já conhecem você e seu trabalho.
  • Mantenha a imagem da sua marca - É seguro dizer que ter seu trabalho exibido online fará com que os clientes existentes se lembrem do que é seu ofício. Pense no seu website como uma extensão de você.
  • Aumente as oportunidades - Ei, um portfólio online não é apenas atrair novos clientes, mas também outros designers e profissionais. Ampliar sua rede pela internet aumenta as oportunidades de fazer amigos, construir uma comunidade online e quem sabe o que mais? Talvez as empresas também queiram fazer parceria com você.

Amostras de portfólio de designer de moda:

1. Karen Lo

Website de Karen Lo

Imagem retirada de Karen Lo.

Este é um exemplo de portfólio de moda de uma estilista que queria mostrar seu trabalho. Karen Lo é estilista de moda e diretora de arte cujo trabalho foi publicado na Vulkan Magazine, Women X Women, Salon Magazine e THINKCONTRA.com. Alguns dos clientes anteriores com quem ela trabalhou foram MTV Canadá, eOne Films e Nespresso. Seu portfólio online apresenta cinco amostras de suas criações. O que é ótimo no website dela é que ela manteve o website simples e também tem um espaço dedicado para os visitantes entrarem em contato com ela.

2. Swish

Website de Swish

Imagem retirada de Swish.

A Swish é uma empresa fundada por Divya Dhar e Oliver Stevens com o objetivo de ajudar a empoderar mulheres para que se sintam bonitas, dando-lhes a escolha de quais produtos seriam mais adequados para elas. Isso é feito através de recomendações com base no seu tom de pele e preferência de estilo. Até o momento, eles têm 40.000 produtos disponíveis para seus clientes e cerca de 2.500 looks criados. Embora sejam diferentes do seu exemplo típico de portfólio de moda tradicional, sua proposta única, positividade corporal e inclusão racial são certamente o que os diferencia.

3. Isa Catepillán

Website de Isa Catepillán

Imagem retirada de Isa Catepillán.

Isa Catepillán orgulha-se de ser uma artista têxtil autodidata que acredita no slow fashion e nas peças cuidadosamente selecionadas. Seu portfólio online apresenta mulheres vestidas com peças delicadamente tecidas que capturam seu estilo natural e força feminina, que é o que Isa quer transmitir através de seus designs. Isa se inspira em sua rica origem étnica, a indígena Mapuche, que é uma linhagem de tecelões tradicionais. Sua paixão e propósito se infiltraram em seu trabalho com cada laço, fibra e ponto de linha. Como você pode ver, as cores que ela escolheu para seu website exemplificam a sensação rústica e como a moda moderna encontra a beleza natural.

4. The Designers Squad

Website de The Designers Squad

Imagem retirada de The Designers Squad.

Jeanne, a fundadora do The Designers Squad, criou sua empresa com uma coisa em mente: oferecer peças de design bonitas e originais de inspiração coreana com preços justos. Seu portfólio online também exibe os valores sobre os quais seu negócio é construído - uma seleção cuidadosamente escolhida de novos itens de designers coreanos, transparência de preços e quantidades limitadas para tornar cada item o mais único e especial possível. Você também pode encontrar suas contas no Instagram, Facebook e Twitter em seu portfólio, que ela integrou em seu website.

Como criar um portfólio de design de moda:

  1. Crie um website de teste gratuito de 14 dias com Strikingly. É simples e sem riscos.
  2. Escolha um modelo bonito que te agrade (temos muitos designs excelentes para escolher)!
  3. Carregue seu corpo de trabalho. Use nosso editor Strikingly ou Simple Blog para preencher seu website.
  4. Decore seu website para torná-lo o mais profissional e personalizado possível, mantendo a imagem da marca que você deseja transmitir.
  5. Edite seções e adicione, exclua, renomeie ou reordene informações quando necessário.
  6. Depois que seu website estiver configurado, dê um passo adiante integrando suas contas de mídia social.
  7. Configure sua loja e adicione mercadorias para tornar seu website um portfólio online e também uma loja.

Coisas a ter em mente ao criar seu próprio portfólio de designer de moda:

  • Selecione suas fontes e modelo de website com sabedoria - Descreva seu gênio criativo através da aparência do seu website. É importante que sua identidade visual seja bem pensada para manter a consistência geral da marca.
  • Inclua muitas fotos - Ao contrário de outras profissões, como escrever, onde a arma de um escritor são as palavras, o portfólio de um designer de moda deve ser um colírio para os olhos. Em suma, deve ser atraente para os olhos, pois a roupa depende muito do sentido da visão.
  • Não pense demais - Um designer de moda é antes de tudo criativo de nascença, e a criatividade funciona melhor quando você mantém as coisas um pouco espontâneas e fluindo livremente.
  • Liste seus detalhes de contato - Uma coisa é ter um website bonito que incorpore sua obra de arte, mas se seus clientes não souberem onde encontrá-lo, eles podem optar por ter um designer de moda diferente. É fundamental que você sempre facilite para os clientes em potencial entrar em contato com você – não deixe esse talento ser desperdiçado!
  • Atualize-o regularmente - À medida que os estilos evoluem e surgem novas tendências, o conhecimento de um designer de moda se expande e as habilidades são atualizadas. Para ficar à frente do jogo, não se esqueça de manter seus designs, assim como seu website, atualizados – estar desatualizado é um grande não-não!

Então aqui está. Esperamos que, de alguma forma, possamos lançar alguma luz sobre como criar um portfólio arrasador. Também esperamos que os exemplos de portfólio de designers de moda listados acima tenham aberto sua mente e servido de inspiração para criar o seu próprio, caso ainda não o tenha feito. É fácil criar seu próprio portfólio online se você tiver as ferramentas certas. Como mencionado, o editor do Strikingly será seu melhor amigo nesse processo. Depressa, o tempo não espera por ninguém!